Explosímetro ou detector de explosividade

Explosímetro é o nome popular de detectores de explosividade. Para conhecermos melhor esta ferramenta devemos saber o que é explosividade.

Segundo definição do Wikipédia limites de explosividade ou inflamabilidade são os limites de concentração entre os quais uma mistura gasosa é explosiva ou inflamável.

Essas misturas são expressas em percentagens em relação ao volume de gás ou vapor no ar, e são determinados a pressão e temperaturas normais para cada substância.

Isto significa que para que uma atmosfera se torne inflamável ou explosiva, deve haver uma mistura de oxigênio (presente no ar) com o gás combustível, numa determinada proporção. Se a atmosfera contiver muito ar e pouco gás, não será explosiva, do mesmo modo, se tiver gás demais e pouco ar, também não queimará.

Explosímetros disponíveis para locação e vendas

Limite Inferior de Explosividade LIE ou LEL: É a menor concentração de uma substância que misturada com o ar forma uma mistura inflamável.

Limite Superior de Explosividade LSE ou UEL: É a maior concentração de uma substância que misturada com o ar forma uma mistura inflamável.

Uma mistura abaixo do limite inferior é dita “pobre” e uma mistura acima do limite superior é dita “rica”. Tanto a mistura “rica” como a “pobre” estão fora dos limites para poderem queimar ou explodir.

Explosímetro é portanto o equipamento responsável por detectar riscos de explosão em uma determinada atmosfera evitando assim graves acidentes. O explosímetro são frequentemente calibrados com metano devido a presença mais frequente deste gás em diversas aplicações.

A detecção com a maior brevidade  é necessária para garantir o monitoramento de níveis de explosividade  entre  0% até o LEL – Limite Inferior de Explosividade. Frequentemente  os alarmes devem iniciar a uma concentração de 10% do valor de LEL, seguido de um alarme com 25% do LEL, de maneira a garantir uma margem de segurança adequada.

Naturalmente que a ultima coisa que NÃO podemos admitir é que um explosímetro não tenha a devida certificação do Inmetro para áreas classificadas Ex. A existência desta certificação é facilmente comprovada pelo selo do Inmetro estampado no próprio detector.

Clique em assuntos relacionados :

Calibração de detectores de VOC

Assistência técnica de detectores de gases é na PerCon

Treinamento de detectores de gases